Você sabe o que é Crossmedia?

O termo Crossmedia significa, literalmente, cruzamento de mídias. Então, quando falamos que uma campanha é Crossmedia, estamos querendo dizer que ela usa diversos canais de comunicação, como a televisão, o rádio, o mobile, ações promocionais e internet, dentre outros, para contar uma história ou passar uma mensagem.

Imaginem que vocês são pais ou mães de duas crianças. Um menino e uma menina. Vocês podem ter até um cachorro se quiserem, sem problemas. O importante é que em uma bela tarde de domingo vocês resolvem deixar o Domingão do Faustão de lado e ir ao cinema assistir "A Era do Gelo". O filme termina e vocês saem do cinema empolgados. Enquanto caminham pelo shopping em direção ao estacionamento, seus filhos percebem que a C&A está vendendo camisas e bermudas com estampas dos personagens do filme. E é claro que eles farão você comprar. Já voltando para casa, vocês decidem parar no Mc Donald’s e adivinha qual é o brinde no Mc Lanche Feliz? É isso aí, Syd e sua turma atacaram novamente. E continuam atacando na hora de comprar o material escolar, jogos de videogame, livros para colorir e até mesmo na hora do lanche. Isso, meus amigos, chama-se Crossmedia.

Vem do inglês e significa "cruzar" – ou "atravessar" – a mídia, ou seja, levar o conteúdo além de um meio apenas. O termo em si não é muito comum, mas a utilização desta técnica é. O conteúdo (a mensagem) é distribuído através de diferentes mídias (o meio) para atingir o público (o receptor), mas tudo isso acontece sem que a mensagem tenha qualquer alteração de um meio para o outro. O sentido básico deste termo é que uma pessoa possa acessar o mesmo conteúdo por diferentes meios.

A tendência é que no futuro as mídias sejam cada vez mais integradas, aumentando assim a chance de cercar o público-alvo. Por agora, uma mensagem fica estampada: o planejamento de uma campanha deve envolver diversas mídias para garantir o alcance do target.

Outras Notícias

3 Dicas para melhor o sinal do Wi-fi