O que é Branding?

Branding, também pode ser traduzido para Gestão de Marcas, está ligado a criação a manutenção de uma marca, envolvendo um conjunto de estratégias de design, marketing e posicionamento de mercado para que a marca se mantenha firme diante dos concorrentes e que tenha um relacionamento satisfatório com o mercado-alvo. Branding, sendo mais que apenas a criação de um logo ou uma identidade corporativa; é encontrar maneiras de atrair o consumidor para a sua marca, é gerar uma opinião pública positiva sobre ela, reforçando o valor e a satisfação que o consumidor virá a ter com esse produto, fazendo com que ele perceba que aquela marca é a uma solução para o que o que ele busca.

Podendo ser dividido basicamente em 3 etapas:

> Detalhamento do público-alvo

> Definição do posicionamento da marca

> Construção multissensorial

A primeira etapa é o processo de pesquisa sobre o público alvo, sendo uma etapa complexa e decisiva para as demais, já que exige uma segmentação e um detalhamento de características deste grupo. Possuindo o público alvo é o momento de partir para a próxima etapa, onde se deve analisar este público e definir as suas expectativas sobre o produto ou serviço da empresa e, então, traçar a personalidade da sua marca. Por fim, temos a construção multissensorial que é o momento de construir a marca. Após definido o público-alvo, qual sua personalidade e a imagem que a marca vai ter, deve-se explorar os pontos de contato com o consumidor, ou seja, pensar além do logo, pensar no aroma, textura, é explorar todos os cinco sentidos do consumidor e, assim, transmitir a promessa final da sua marca.

Afinal marcas que exploram mais sentidos têm mais chances de serem memorizadas e absorvidas pela mente do consumidor.

Outras Notícias

3 Dicas para melhor o sinal do Wi-fi