Harmonia das Cores

Cores harmoniosas são aquelas que funcionam bem em conjunto ou justapostas, produzindo um esquema de cores atraente. Vamos falar sobre 3 tipos delas, a harmonia monocromática, a análoga e a complementar.

O círculo cromático ou círculo de cores pode ser utilizado de forma a ajudar na escolha das cores e combinações harmônicas. Para trabalhar bem as harmonias é aconselhável conhecer alguns termos relacionados com a teoria das cores.

HARMONIA MONOCROMÁTICA: É a harmonia resultante de uma mesma cor da roda das cores. As tonalidades podem mudar, mas todas ficam no mesmo matiz da roda das cores. O esquema ou harmonia monocromática utiliza variações de luminosidade e saturação de uma mesma cor.

HARMONIA ANÁLOGA: É a harmonia formada de uma cor primária combinada com duas cores vizinhas na roda das cores. Uma cor é utilizada como a dominante enquanto que as adjacentes são utilizadas para enriquecer a harmonia. As harmonias análogas são tão fáceis de criar quanto as monocromáticas, no entanto são mais ricas. Porém carece de cor de contraste. Não é uma harmonia tão vibrante como a harmonia de complementares.

HARMONIA COMPLEMENTAR: É a harmonia que ocorre quando combinamos cores opostas na roda das cores. Em outras palavras, são cores que se encontram simétricas com respeito ao centro da roda. O Matiz varia em 180 º entre um e outro. Esta harmonia funciona ainda melhor se são combinadas cores frias e cores quentes, como por exemplo, vermelho com verde-azul ou azul com amarelo. Uma harmonia complementar é intrinsecamente uma harmonia de contraste. E importante quando utilizar esta harmonia, escolher uma cor dominante, e utilizar a complementar para acentos e toques de destaque. Como por exemplo, utilizar uma cor para fundo e a outra para destacar os elementos de importância.

Essas combinações podem ser bastante variadas, pois quando mudamos uma cor, todo o conjunto da Harmonia também muda. No entanto, para que as combinações produzam efeitos mais agradáveis, é aconselhável neutralizar essas cores, clareando ou escurecendo com a adição do Branco, Preto ou com as próprias Cores Complementares.

Outras Notícias

3 Dicas para melhor o sinal do Wi-fi