O que deve ser evitado no Facebook

Ter uma empresa – ou um pequeno negócio – e não ter qualquer presença online em pleno século XXI é uma desvantagem competitiva enorme frente aos seus concorrentes. Segundo pesquisas, o Facebook no Brasil em janeiro de 2014 atingiu mais de 68% de participação de visitas, e o tempo médio de permanência na rede quase chegou a 17 minutos. Outros dados revelados pela rede social mostram que há mais de 25 milhões de pequenas empresas criando suas Fan Pages para se aproximar dos seus potenciais clientes.

O problema é que nem todas as empresas tomam os cuidados devidos com as redes sociais, e é essencial evitar alguns erros para que se alcance os resultados pretendidos. Confira:

1- FALTA DE PLANEJAMENTO: Não basta apenas você criar uma conta e publicar qualquer coisa. É preciso planejar e ver o que é melhor para o seu tipo de negócio e seus clientes.

2- UTILIZAR PERFIL AO INVÉS DE PÁGINA: Esse erro é muito comum e cometido frequentemente. Você precisa entender que perfis representam usuários e páginas representam negócios, então a sua empresa precisa criar o que? Uma página!

O Facebook não vê com bons olhos as empresas que criam perfis ao invés de páginas.

3- ANUNCIAR APENAS PROMOÇÕES: Promoções são legais, mas seus clientes não esperam ver somente esse tipo de conteúdo. O ideal é colocar curiosidades, benefícios, vídeos, imagens, artigos interessantes e uma gama maior de conteúdo.

4- NÃO SE PREOCUPAR COM A APARÊNCIA: Da mesma forma que você julga uma pessoa pela maneira como ela está vestida, com sua página não é diferente. Se você acessa uma página que não se preocupa com a aparência o primeiro pensamento que vem à cabeça é que ela também não oferece um bom serviço. Claro que é errado esse pré-conceito, mas não dá para fingir que ele não acontece em 99,9% dos casos.

5- DEMORAR PARA RESPONDER AS MENSAGENS: Imagina que você vai a um restaurante e espera pacientemente o garçom atendê-lo depois de quase 40 minutos de espera. Você não reclama, até porque você é um cara paciente, mas também nunca mais volta ao local. É isso que acontece se você não responde seus clientes rapidamente! Na Internet tudo é imediato, tudo é pra ontem.

6- DESRESPEITAR OS CLIENTES: Nem preciso comentar que esse tipo de coisa é totalmente desnecessário, certo? Coloque-se no lugar do seu cliente e imagine como seria ótimo ser ofendido pela empresa que o está atendendo. Mesmo que a situação seja tensa e você tenha vontade de chutar seu cliente o mais forte possível, mantenha a calma e seja profissional.

E não desconte seus problemas externos nos clientes. Eles não precisam levar a culpa por você ter batido o carro, ter brigado com a mulher ou ter tido um péssimo dia no trabalho.

7- ABANDONAR A PÁGINA: A partir do momento que você decidiu estar presente no Facebook, você precisa, de fato, estar. Criar uma página, alimentá-la por um tempo e depois abandoná-la é a mesma coisa que tratar o cliente bem nas suas duas primeiras compras e deixá-lo no vácuo na terceira vez que ele voltar à sua loja.

Não dá para negar que o Facebook é uma ótima maneira de alavancar seu negócio e estar em contato direto com seus clientes. Mas é necessário que sua presença online seja feita de forma profissional e bem planejada. Para isso você pode entrar em contato com a NOME Marketing, para que sua empresa esteja bem posicionada nas redes sociais.

Fonte: Choco la Design

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