Matriz de classificação de ideias

A Matriz de Classificação de Ideias é uma ferramenta que nos ajuda a agrupar as ideias de mesma natureza. A matriz é baseada em dois conceitos, inovação e viabilidade, formando quatro classes de ideias representadas por quatro cores: azul, verde, vermelho e amarelo.

IDEIAS AZUIS: Ações simples, imediatas e sem riscos; requerem poucos recursos; são fáceis de explicar e não encontram resistência.

IDEIAS VERDES: Ações de melhoria do que existe, como eliminação de erros, desperdícios e atrasos, redução de custos e melhoria da qualidade.

IDEIAS VERMELHAS: Mudanças mais profundas, uma ruptura com a maneira tradicional de fazer as coisas; introdução de novos conceitos e novas tecnologias; requer novos conhecimentos, habilidades e atitudes.

IDEIAS AMARELAS: Revolucionárias, uma mudança radical no que é feito, como, quando, onde ou por quem. São ideias para o futuro, de altos custos e muitas incertezas.

Você pode listar as suas ideias e dividi-las por cor, ao final, você terá as ideias de mesma natureza agrupadas e poderá dar a cada grupo o tratamento mais adequado à situação e aos seus objetivos.

Outras Notícias

3 Dicas para melhor o sinal do Wi-fi