Ferramentas de Criatividade

Nos últimos sessenta anos, um grande número de estudiosos tem trabalhado na criação de algumas dezenas de ferramentas de criatividade. Há uma vasta gama de recursos que refletem uma notável diversidade de estilos e abordagens. Confira algumas que são consideradas essenciais para melhoria e inovação de produtos, serviços e processos.

BRAINSTORMING: ferramenta para geração de novas ideias, conceitos ou soluções relacionadas a um tema específico num ambiente livre de críticas e de restrições à imaginação. Tem a finalidade de reunir uma série de ideias que possam servir de orientação para a solução de um problema ou desenvolvimento de uma oportunidade. A livre expressão de ideias é uma condição importante para potencializar a atitude criadora individual e coletiva. A palavra Brainstorming pode ser traduzida como “Tempestade Cerebral” ou “Tempestade de Ideias”.

MAPA MENTAL (Mind Map): diagrama usado para representar palavras, ideias, tarefas ou outros itens ligados a um conceito central e dispostos radialmente em volta deste conceito. É um diagrama que representa conexões entre porções de informação sobre um tema ou tarefa. Os elementos são arranjados intuitivamente de acordo com a importância dos conceitos. Pela representação das informações e suas conexões de uma maneira gráfica, radial e não linear, o Mapa Mental estimula a imaginação e o fluxo natural de ideias livre da rigidez das anotações lineares (listagens).

NOVE JANELAS: um obstáculo comum à inovação e solução de problemas é a dificuldade de definir o problema devido à complexidade da situação. Problemas complexos precisam ser analisados sobre distintas perspectivas para serem adequadamente entendidos e definidos. A técnica Nove Janelas pode ajudar a desvendar a complexidade, de forma que o problema se torne mais claro. É uma ferramenta visual que permite analisar a situação sob diferentes perspectivas, especialmente em pensar sobre o problema a resolver em termos de Tempo e Escala.

LISTAGEM DE ATRIBUTOS:

técnica que:

•Pega uma entidade, que pode ser um objeto, sistema ou projeto;

•Identifica e caracteriza seus diversos atributos;

•Identifica os variados valores que estes atributos podem assumir; e

•Combina esses atributos para encontrar novas formas do objeto, sistema ou projeto.

Use quando tiver uma situação que possa ser decomposta em atributos. Esta ferramenta é indicada quando se quer criar ou melhorar um produto, serviço, sistema, processo ou projeto.

Estas ferramentas têm ajudado indivíduos e equipes a gerarem uma grande variedade de ideias interessantes, ou a elaborar e tornar as ideias mais ricas e completas. Elas fornecem um meio estruturado para combinar intuição, imaginação, conhecimentos e experiências na geração de ideias inovadoras. Fornecem a matéria prima para desafios intelectuais mais complexos e para ações bem sucedidas na realização de objetivos diversos.

Utilize elas para melhorar a qualidade da sua produtividade e para estimular ações corajosas e inovadoras no seu dia-a-dia.

Outras Notícias

3 Dicas para melhor o sinal do Wi-fi