O que é Netnografia?

Para começarmos a entender o conceito de Netnografia precisamos primeiro entender o que é Etnografia, já que foi através dela que surgiu o método netnográfico. A Etnografia é a inserção de um pesquisador em uma determinada comunidade, ele tem como objetivo compreender as crenças, cultura, valores, costumes e tudo que influencia no comportamento das pessoas daquele determinado local a ser estudado. A Netnografia surge a partir disso, onde o pesquisador imerge dentro de uma comunidade para estudar seu comportamento, linguagens, símbolos e tudo que envolve o mundo virtual.

Como um método neutro, já que não se deve opinar na tentativa de mudar o pensamento das pessoas que fazem parte da comunidade analisada. Afinal o objetivo é observar e captar o máximo de informações possíveis para o seu estudo. Através do ambiente virtual os netnógrafos conseguem a maioria das informações necessárias, já que é nesse ambiente que os consumidores expressam suas opiniões, falam sobre o que elas gostaram ou não gostaram, quais os locais que tem frequentado, demonstrando todas suas preferências, sendo um ato totalmente espontâneo. A pesquisa é focada em Insights Culturais, se diferenciando das outras, porque toda a comunicação online não é apenas um conteúdo, ela é cheia de significados, expressões e interações. Os métodos que podem ser utilizados na pesquisa são: demandas de conhecimentos, instrumentos de armazenamento, mapeamento de ambientes, navegação pelos ambientes, observação e participação, coletar dados e fazer anotações, análise e aplicação.

Sendo um estudo com potencial para fornecer importantes insumos a serem utilizados na estratégia de atuação e comunicação de uma marca. Também pode ser um ótimo primeiro passo por ajudar na identificação do publico alvo.

Outras Notícias

3 Dicas para melhor o sinal do Wi-fi