O que você sabe sobre o Google+?

O Google+ é uma rede social desenvolvida pela Google Inc. em 2011. Atualmente o G+ possui mais de 500 milhões de usuários inscritos, o único problema é que grande parte deles não acesse a rede social diariamente, fazendo com que se pareça mais com uma cidade fantasma.

Mas o serviço possui diversos recursos não explorados, como configuração do layout de acordo com o desejo do usuário. Pode-se contar com a função "Círculos", onde é permitido você organizar seus conhecidos em círculos que são criados e mantidos por você. Através deles você pode organizar seus amigos por tópicos, como por exemplo: familiares, conhecidos, amigos, colegas de escola/faculdade, pessoas que você segue, entre outros. Assim é possível acompanhar essas pessoas de maneira organizada. O Google+ traz ao usuário um controle de exposição, onde você pode compartilhar publicamente ou discretamente um conteúdo, assim podendo direcionar a sua mensagem para um círculo especifico ou com outro usuário. Esse acompanhamento todo é feito pelo "Stream", que funciona da mesma maneira que o Feed de Notícias do Facebook. O G+ também conta com uma ferramenta para fazer vídeo conferência com até 10 amigos, chamado de "Hangouts". O chat pode ser configurado para o modo privado ou público e o vídeo pode ser assistido pelo Youtube. Contando com a funcionalidade do Hangout Livre, que permite que o usuário informe aos seus amigos se está disponível naquele momento para fazer conferência. O Hangouts também está disponível para usuários de dispositivos da Apple.

O G+ ainda traz o que tínhamos anteriormente com o Orkut, que são as "Comunidades". Espaços onde é possível compartilhar imagens, vídeos e textos com os outros usuários de uma maneira ativa e clara. O que há de diferente entre as comunidades e as páginas é o fato de que todos os membros podem gerar conteúdo, ao invés de apenas observar e ter uma pequena participação com o que foi gerado pelo administrador. Quando o usuário cria um evento no G+ ele tem todas aquelas funções de convidar pessoas, comentar sobre o evento e todos que participaram do evento poderão compartilhar as suas fotos em um único álbum. Ele é sincronizado com o "Google Agenda". Os eventos são praticamente iguais aos do Facebook. Os eventos do G+ ainda contam com o "Modo Balada", que permite que você compartilhe fotos e vídeos registrados durante o evento instantaneamente com todos os participantes. Com o App do Google+ instalado no seu smartphone você pode ativar o Modo Balada quando o evento estiver começando.

As páginas do G+ são semelhantes e possuem os mesmos objetivos das páginas do Facebook. Através delas é possível compartilhar informações com os leitores. Uma das maiores desvantagens das páginas do Google+ é que as URLs ainda não são personalizáveis, ou seja, não é possível adicionar um nome amigável para o link da página.

A ferramenta "Local" do G+ traz uma função bem interessante que é dar recomendações de lugares baseadas no local onde você está no exato momento. O Local do Google+ é uma ferramenta que se destaca do Facebook, pois ele traz diversos benefícios tanto para os usuários que utilizam através do desktop, smartphone ou tablet. Ela também te dá a possibilidade de visualizar as recomendações dos seus amigos. Estando disponível tanto para dispositivos móveis com Android ou iOS, com o nome de "Google Now".

O G+ também conta com uma página de Postagens Interessantes, ela tem a função de mostrar itens de podem interessar o usuário baseado no seu perfil, em suas comunidades, no que ele curte ou compartilha. Trazendo também, além de posts, sugestões de comunidades, pessoas ou páginas que podem lhe interessar e que são acessadas por outras pessoas do mesmo perfil que o seu.

Sabemos que o Google+ não está no mesmo patamar que o Facebook e que uma parcela de seus usuários não é frequente, mas ele possui uma boa interação com usuário e traz ferramentas muito interessantes e que podem ser uteis. É uma questão de interesse do usuário de conhecer melhor a rede social e desfrutar do melhor que ela tem a oferecer.

Então que tal acessar o G+, utilizar as suas ferramentas, e descobrir uma rede social diferente das quais você está habituado?

Outras Notícias

3 Dicas para melhor o sinal do Wi-fi