Se você é alcoólatra procure ajuda!

O alcoolismo é geralmente definido como o consumo consistente e excessivo com bebidas alcoólicas ao ponto que este comportamento interfira com a vida pessoal, familiar, social ou profissional da pessoa e pode potencialmente resultar em condições psicológicas e fisiológicas, assim como, por fim, na morte. É um dos problemas mundiais de uso de drogas que mais trazem custos. Com exceção do tabagismo, o alcoolismo é mais custoso para os países do que todos os problemas de consumo de droga combinados.

Apesar do abuso do álcool ser um pré-requisito para o que é definido como alcoolismo, o seu mecanismo biológico ainda é incerto. Para a maioria das pessoas, o consumo de álcool gera pouco ou nenhum risco de se tornar um vício.

No Brasil os índices variam muito entre as diversas regiões, mas os estudos indicam que a média nacional está em torno de 3 a 6% da população, sendo cerca de 5 vezes mais comum em homens.

Mais do que o uso de medicamentos, o principal fator que impulsiona a reabilitação da dependência do alcoolismo é a força de vontade de cada um. Os medicamentos para o alcoolismo são apenas um complemento que ajudam a libertar-se dessa dependência. Se o doente estiver a ser tratado contra a vontade, sem apoio familiar ou sem o apoio das pessoas com que costuma lidar diariamente de nada vai servir pois voltará de novo a cair na dependência do álcool, entrando numa espiral de recaídas no alcoolismo e por vezes até em outro tipo de dependências como as drogas. Reconhecer que precisa de ajuda para um problema com álcool talvez não seja fácil. Porém, tenha em mente que, o quanto antes vier a ajuda, melhores serão as chances de uma recuperação bem sucedida. O diagnóstico da dependência alcoólica considera diferentes níveis de gravidade. E para cada situação é recomendada uma modalidade diferente de assistência.

Leve: nesta fase, o consumo de álcool ainda proporciona baixo comprometimento da saúde física e psíquica. São comuns a motivação e a aceitação do tratamento. Nestes casos não há necessidade de internar.

Moderada: abusos no consumo de bebidas alcoólicas. Sofre alterações repentinas de humor pela ausência da substância. Relacionamentos afetados.

Grave: alto comprometimento da saúde física e psíquica, de corrente do consumo descontrolado de álcool.

Outras Notícias

3 Dicas para melhor o sinal do Wi-fi