5 Dicas para promover seu trabalho

Muita gente que está estudando em uma faculdade de Design ou publicidade – mais focado em direção de arte – se pergunta: como eu vou conseguir entrar no mercado de trabalho? Como eu posso colocar a cara no mundo profissional?

Mas você nem precisa chorar, já que pode aparecer de vez em quando uma dica muito boa como este post, que vai te dar alguns caminhos para você saber como começar a procurar melhor as chances que pipocam.

Lógico que nada aqui é mágico, tudo depende da sua capacidade, sua dedicação, talento e habilidade em se comunicar bem. Porque designers e diretores de arte também têm que saber escrever e falar direitinho, né?

Mas vamos nessa conferir algumas dicas essenciais:

1.VOCÊ PRECISA DE UM PORTFÓLIO

Não importa se os seus trabalhos são experimentais. Se você não estiver visível, – e entenda visível como "estar na internet"- ninguém vai te achar. Se você já tem um site, vá além. Procure também as redes voltadas para criativos, como o Behance, o Dribbble, entre outros. O Instagram é uma ótima rede para divulgar seus trabalhos visuais. Crie um perfil diferente da sua conta pessoal para focar nos seus trabalhos e não precisar ficar mesclando com fotos de família.

2.VÁ A EVENTOS

Eventos que reúnem um mesmo nicho de profissionais podem ser muito bons para você saber o que rola no mercado e fazer um networking. Mas não é para ser o "louco dos cartões de visita". Basta pegar dicas preciosas de quem tem experiência no mercado, ou aproveitar para conhecer gente nova, o que pode render grandes amizades e trocas de conhecimento. Seja você mesmo e vá na intenção de absorver o máximo de conteúdo. Anote links legais, nomes de livros, outros portfólios etc. Fora que geralmente rolam sorteios de coisas úteis nestes eventos, como revistas e serviços.

3.DIVULGUE SEU PORTFÓLIO

Uma vez que você tem um portfólio, você precisa fazer com que as pessoas o conheçam. Nem sempre a solução é jogar o link no Facebook e esperar que as oportunidades caiam do céu. Tente coisas diferentes como: Disponibilizar freebies feitos por você, com seus créditos e link para o seu portfólio. Divulgar seu trabalho em blogs e galerias. Existem galerias para sites feitos em WordPress, como a We love WP. Ou para sites em geral, como o The FWA. Existem blogs voltados para design de embalagem, como o Packaging of the World ou The Dieline. Tem também uma série de galerias com curadoria do Behance, os served sites, que mostram trabalhos segmentados por áreas, como publicidade, arte digital, moda e fotografia.

4.ESTEJA LIGADO NAS VAGAS

Grupos no Facebook como o Vagas Criativas, Empregos e estágios (design gráfico), Vagas em publicidade, entre outros, divulgam vagas de agências pelo Brasil todo. Fique ligado também de feiras de estágios, que geralmente acontecem em faculdades. Se não for o caso da sua faculdade, esteja de olho nas outras. Grandes empresas também oferecem a oportunidade de cadastro em seus bancos de dados, para você ser avisado quando rolar uma seleção.

5.EXISTEM DIVERSOS CONCURSOS PARA CRIATIVOS

Ok, nem sempre oferecem prêmios em dinheiro (mas muitas vezes em benefícios, como cursos ou viagens), mas podem dar uma chance de obter um briefing bom para fazer algo legal. Mas não seja só um caçador de prêmios. E sim um caçador de bons trabalhos reais, aplicados no mercado.

Vá à luta, bote a cara no sol e brilhe no mercado criativo!

Outras Notícias

3 Dicas para melhor o sinal do Wi-fi