O que é Mídia Social e Rede Social?

Para algumas pessoas Mídia Social e Rede Social são a mesma coisa, mas a verdade é que existe sim uma diferença entre os dois termos.

Mas afinal, o que é uma Rede Social? Ela é um grupo de pessoas que possuem algum nível de interesse de relação ou interesse mútuo. Com o advento da internet o termo ganhou um novo significado, o que já foi chamado de "relationship site" (sites de relacionamento), que atualmente é conhecido como redes sociais. Ela é baseada nas suas relações online com as pessoas que você tem alguma ligação e/ou interesse em comum.

Já as Mídias Sociais também ganharam um novo significado graças à internet, conhecido também como "new media" (novas mídias), que agora ficou conhecido como mídias sociais. Anteriormente referia-se ao poder de difundir uma mensagem de forma descentralizada dos grandes meios de comunicação de massa, sendo traduzido agora por muitos como: "Ferramentas online que são usadas para divulgar conteúdo ao mesmo tempo em que permitem alguma relação com outras pessoas". Ou seja, é exatamente aquele blog que dissemina o conteúdo e abre espaço para os leitores interagirem e contribuírem. Então estas seriam ferramentas que tem como objetivo o compartilhamento de conteúdo, sendo as relações o segundo plano.

Então o Facebook pode ser os dois ao mesmo tempo? Sim! Ele pode ser tanto uma rede social online, que você usa para estabelecer relações pessoais/sociais, como uma mídia social onde você cria e dissemina novos conteúdos de forma descentralizada.

Outras Notícias

3 Dicas para melhor o sinal do Wi-fi